Minha experiência pessoal de conexão coma natureza e o que elame ensinou

Permitam-me compartilhar com vocês um pedacinho da minha história, uma experiência de conexão com a natureza, que moldou quem sou e como vejo o mundo ao meu redor. Eu me chamo Stephanie, nasci e cresci em duas cidades do Interior de São Paulo chamadas São João da Boa Vista e Águas da Prata. Quando criança fui presenteada com a oportunidade de explorar, viver e sentir a natureza de uma maneira muito rica. Meus pais, buscadores de aventura e amantes de uma vida ao ar livre (inclusive professores de Paraglider), escolheram por muitas vezes acampamentos como nosso modo de vida temporário. Durante alguns meses nosso lar era acampando em meio as árvores, e imersos na vida em sua forma mais simples e natural, com muito banho de rio e cachoeira e deliciosas comidinhas feitas na fogueira. Esses períodos que passamos acampando foram mais do que simples viagens; foram lições de vida preciosas que moldaram minha perspectiva e valores. Aprendi,

desde cedo, a valorizar os pequenos presentes oferecidos pela natureza,como o brilho das estrelas em um céu noturno ainda intocado pela poluição luminosa das cidades, a sensação de mergulhar em uma cachoeira todas as manhãs, e a magia de compartilhar histórias ao redor de uma fogueira acesa pela amizade e pelo amor.

Em 2019, tomei uma decisão que mudou mais ainda minha vida: me mudei para a zona rural, onde eu vivi por um ano sozinha, em introspecção, podendo plantar e colher meus alimentos, e onde encontrei uma conexão ainda mais profunda com a terra, dedicando grande parte do meu tempo à solitude contemplativa, ao estudo pessoal e à comunhão com a natureza. Descobri que essa simples conexão é uma escola da qual nunca se gradua, uma fonte inesgotável de sabedoria sobre mim mesma e sobre o mundo que me rodeia.

Além desta experiência, tornar-me Brigadista Florestal foi uma maneira de retribuir à natureza que tanto me deu. Assumir o compromisso de proteger nossas florestas e os seres que nelas habitam é uma missão que abraço com orgulho e paixão, sabendo que estou servindo à nossa Mãe Terra com amor e gratidão. Hoje em dia estou vivendo em uma Ecovila e Centro Holístico chamada Piracanga, que fica na Península de Maraú na Bahia, e vivo de forma mais integrada e sustentável ainda com a natureza e todos os seus ciclos e também com a comunidade em si.Juntas, podemos aprender, crescer e nos

inspirar. Espero que esses saberes sejam uma fonte de inspiração e motivação, nos lembrando da importância deste presente que chamamos de Terra.

Stephanie Gustavson

Rolar para cima